Apenas se os exames destinam-se ao estudo das sintomas relatados. Salvo orientação médica exames de rotina devem ser feitos com o paciente em seus estado normal.
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o Médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Sim, principalmente gama GT, triglicérideos e colesterol. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para invalidar os resultados. Deve-se passar pelo menos 3 dias sem ingerir álcool antes de realizar exames de sangue.
Você deve manter a sua dieta habitual (não mudar a alimentação) nos 15 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue.
Não. Mas em excesso interfere nos exames de urina. Importante: alimentos líquidos (como leite, café mesmo com adoçante) quebram o jejum.
Nem todos. Hemograma, por exemplo, dispensa o jejum. Glicose geralmente precisa de 8 horas sem alimentação. Para lipidograma e triglicerídeos é indispensável no mínimo 12 horas (e no máximo 16 horas) sem alimentação. Sempre nos pergunte, é nossa obrigação informá-lo.
O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue. Pode ocorrer quando há algum acidente na coleta, quando as veias são muito finas, se houver compressão inadequada do local puncionado, ou por efeito de aspirina ou outro medicamento. Normalmente some em 2 semanas (ou menos com o uso de compressas quentes).
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.
Somente se for uma orientação médica. Para os outros casos, deve-se manter o uso de medicamento normalmente e informar ao laboratório o nome destes no momento do atendimento. Além disso, em alguns casos, os exames são realizados para avaliar a concentração ou atuação dos medicamentos no organismo.
Porque a interpretação de um resultado laboratorial requer uma correlação entre os dados clínicos, epidemiológicos, uso de medicamentos, idade e sexo do paciente e muitos outros. Somente o médico tem condições de fazer uma análise correta de todos estes fatores.